Miniexposição Fotográfica Interaiva: “Abelha-Homem”
![]() |
Figura 01. Imagem conceito "Arqueologia" |
INTRODUÇÃO
Nesta obra, culminância do semestre 2019.2 do componente HACB09, apresentamos os primeiros resultados do processo de criação de nome “Abelha-Homem”, do artista Eros Ferreira. Onde estarão expostas imagens conceito que norteiam as ideias da dramaturgia a ser desenvolvida. Com base no escopo do trabalho final, aplicando os conhecimentos interdisciplinares em eletrônica digital e arte e envolvendo a multidisciplinaridade entre as linguagens artísticas dos integrantes do projeto, somando a experiência com fotografia de Lucas Moitinho e o interesse nas linguagens do corpo de Eros. Criamos o conceito de “Mini exposição Fotográfica Interativa”, onde a obra reage ao fruidor interator criando outra dimensão, a sonora, para quem a experiencia.
Palavras-chave: eletrônica digital, fotografia, performance,
ARDUINO
Utilizando o Arduino UNO, projetamos um circuito de sensores capacitivos que serão lidos pelo programa e conectado ao módulo WTV020SD16P (mp3 player), controlando-o à medida que os sensores são ativados, liberando faixas de áudio pré-determinadas relativas a cada foto do expositor interativo.
Trabalhando com bibliotecas a programação do controlador define a comunicação entre os componentes e estabelece algumas condições que demandam uma solução para o caso de a interação com o sistema ocorrer, variando conforme qual seja o sensor ativado ou a dinâmica do toque num mesmo sensor.
CIRCUITO MONTADO
![]() |
Figura 02 Schematics |
SOBRE A OBRA
O expositor de fotos interativo apresenta imagens conceituais referentes ao projeto: Uma dramaturgia em torno de um personagem central, numa distopia onde as abelhas não existem mais, dentre outros problemas graves. Um homem isolado assiste seus sonhos invadirem sua realidade e com o domínio de tecnologias o personagem passa a acessar informações que podem ajudar a compreender melhor sua condição anormal.
Experimentando múltiplas linguagens artísticas, pretendo discutir a urgência das questões ecológicas e também questões pessoais compartilhadas com o personagem. Uma obra resultante de uma inspiração na produção científica atual, afim de compreender melhor o papel da arte num tema de urgência suprema como a ecologia.
![]() |
Figura 03 Concept |
CONCLUSÃO
As complexidades que as possibilidades das tecnologias e novas mídias trazem as artes e demais áreas do conhecimento são inevitáveis, e os artistas na contemporaneidade terão de descobrir maneiras de “traduzir seu fazer em dados” e ter a possibilidade de que mais pessoas possam compartilhar do seu discurso, pois essa é a nova dinâmica mundial. A possibilidade de tratar de temas atuais por intermédio de tecnologias também atuais criam uma conexão direta com as problemáticas das premissas do progresso na contemporaneidade o que nos interessa muito nesse momento de nosso estudo/prática. E é esse o objetivo da obra, chamar a atenção para as coisas sutis que podem causar grandes consequências.
[Postado por Eros Ferreira]
Gostei do trabalho, parabéns. Só fiquei confusa para qual dos pontos da nossa aula você pensou ela, vejo que encaixa em mais de um.
ResponderExcluir