A animação baiana "Òrun Àiyé: A Criação do Mundo”

Teaser - Òrun Àiyé: a Criação do Mundo


A produção baiana “Òrun Àiyé: A Criação do Mundo”, com direção de Jamile Coelho e Cintia Moreira, roteiro de Thyago Bezerra e fruto do trabalho da produtora baiana Estandarte Produções, é uma animação em stop motion para contar a criação do mundo pelo Orixá.


Foto: Google Imagens
Em Òrun Àiyé narra-se a história do Vovô Bira, um griot que divide seus saberes de como os de Orixás africanos como Olodumaré, Orunmilá, Oduduwa, Oxalá (dublado pelo músico Carlinhos Brown), Nanã e Exú, que trocam experiências sobre a descoberta do universo. Repleto de detalhes e fiel aos arquétipos e características do Orixá, o início do filme foca na tarefa dada por Olodumaré ao Orixá Oxalá, que caminha pelos desertos de África em busca de relatos de como as lendas africanas retratam a criação dos seres humanos, da natureza e de todo o mundo.


Foto: Google Imagens

Ao todo foram 455 dias, mais de 2500 fotografias e 45 profissionais envolvidos em um trabalho que resultou em 12 minutos de pura magia. Òrun Àiyé é uma novidade bem-vinda e imprescindível para o fomento e continuidade de uma discussão madura acerca da presença africana, não só na constituição da base, mas em todos os momentos da vida brasileira.




Foto: Google Imagens

Em entrevista ao Hypeness Cintia Maria e Jamile Coelho, responsáveis pela produção e direção de Òrun Àiyé repercutem o sucesso do curta, além de enfatizarem urgência de uma multiplicidade de vozes para que seja possível alcançar um cenário mais democrático dentro do cinema brasileiro.



“Òrun nos fez acreditar no impossível. Nos mostrou que por mais difícil que seja nós mulheres, negras, nordestinas e suburbanas também podemos trabalhar com o audiovisual, fazer animação e, o mais importante, podemos fazer sucesso contando histórias que fogem da linha eurocêntrica e hegemônica do audiovisual".

Fonte de pesquisa:
  https://www.hypeness.com.br/2018/06/animacao-baiana-em-stop-motion-retrata-criacao-do-mundo-pelo-ponto-de-vista-do-orixa/ 



[Rafaela Macedo]

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dandara e a representatividade nos jogos

Expressões de dança através do Stykz

Dança e Tecnologia: Um encontro de corpos reais e virtuais