Games e animação utilizando Scratch


Scratch é uma linguagem de programação criada em 2007 pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e está desde 2013 disponível online e como aplicação para os Sistemas operacionais Windows e Linux. De maneira simples e eficiente, o software está destinado à criação e promoção de jogos e animações especialmente para o público entre 8 e 16 anos, como forma de estimular a criatividade, imaginação e técnicas. O intuito é possibilitar que essa ferramenta digital seja também uma ferramenta de aprendizagem, sobretudo para apreciadores de jogos, ilustração, animação, que não tem muito conhecimento sobre lógica de programação. 

Interface do Scratch - tela de criação e edição

Vantagens do Scratch
  • Permite a criação de jogos, animações e histórias interativas usando programação visual de fácil manuseio.
  • Se o interessado não tem noção nenhuma de lógica de programação, é uma excelente ferramenta para começar a criar jogos.
  • É possível trabalhar com imagens, fotos, música, criar desenhos, mudar aparência, fazer com que os objetos interajam.



Para além de estimular a criatividade de quem usa a ferramenta, o Scratch permite por meio do seu fácil acesso e manipulação que crianças, jovens e público que tiver interesse no desenvolvimento de games e animações possam acessar e fazer parte do cenário de criação, inovação e psicologia pedagógica mediada pela tecnologia. Por isso, muitas escolas adotam esse recurso na forma de abordagem interdisciplinar, ou seja, utilizando conceitos das disciplinas escolares para montar projetos específicos e permitir que as crianças aprendam de forma criativa e prazerosa.


    Jogos desenvolvidos usando o Scratch



    • Chess

    É um jogo de xadrez online que você joga contra uma inteligência artificial chamada Leela Zero AI. Esse jogo venceu o torneio Scratch duas vezes e é um bom exemplo do potencial da ferramenta.





    • PacMan

    Jogo baseado no PAC-MAN clássico.








    • Space Frenzy

    Os astronautas precisam ir até uma outra nave. Para isso, o jogador precisa mover as plataformas e ajudar nessa jornada. Para jogar, acesse: < https://scratch.mit.edu/projects/196048586/>



    Fontes de pesquisa:
    → Imagens utilizadas e informações sobre os jogos: < https://producaodejogos.com/scratch/ >
    [Érika Mendes]



    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Dandara e a representatividade nos jogos

    Expressões de dança através do Stykz

    Dança e Tecnologia: Um encontro de corpos reais e virtuais