O que são Hackers, eles são criminosos?


Hacker é um indivíduo que possui conhecimentos profundos em informática principalmente em programação, que também modifica softwares, hardwares e até redes de computadores de uma forma positiva, desenvolvendo assim novas funcionalidades.  Diversas vezes há uma confusão quando se é associado o termo Hacker a indivíduos  que cometem crimes cibernéticos em geral, no qual muitas vezes isso é propagado pela mídia. Sendo que, na realidade hackers não cometem crimes cibernéticos, tendo assim um mal entendimento do que seja Hacker e Cracker.

Cracker, é um termo criado pelos Hackers em sua defesa para não serem confundidos com indivíduos que cometem delitos na internet, dessa forma esse termo é utilizado para caracterizar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança. O Cracker seria um individuo que possui conhecimentos profundos em informática assim como o Hacker, porém, ele usa o seu conhecimento para fins mais pessoais e criminosos, tais como: roubo de dados seguidos de chantagens, roubo de dinheiro, vandalismo na internet e outros crimes cibernéticos.

Portanto, Hackers não são os criminosos, pois eles utilizam seus conhecimentos de forma benéfica, sem tentar levar vantagem e defendendo que toda informação deve ser livre  promovendo a cultura livre de compartilhamento do conhecimento. Então, quem realmente comete os crimes são os Crackers.
No entanto, há atitudes de Hackers que são eticamente duvidosas dentro da ética hacker. Por isso, os hackers também se dividem em subgrupos, que são: “White Hat” (Chapéu Branco), “Black Hat” (Chapéu Preto) e “Gray Hat” (Chapéu Cinza). 
Os hackers "Chapéu Branco" são pessoas interessadas em segurança e, na maioria das vezes, usam suas habilidades a favor das empresas, sendo 100% éticos em suas ações. São eles que ocupam os cargos de analista de sistema, especialista em TI ou outros empregos na área de informática. Já os hackers "Chapéu Preto" são criminosos e, normalmente, especializados em invasões maliciosas de sites. Os hackers "Chapéu Cinza" têm as intenções de um Chapéu Branco, mas suas ações são eticamente questionáveis.
Referência de embasamento teórico:
[Samuel Vezedek]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A animação baiana "Òrun Àiyé: A Criação do Mundo”

Dança e Tecnologia: Um encontro de corpos reais e virtuais

A Ressurreição do Acordo.