Jogos como recursos pedagógicos

Atualmente tanto professores, quanto alunos e pais entendem que os jogos podem se tornar fortes aliados para oportunizar melhores condições de aprendizagem. Os jogos podem ajudar a  demonstrar habilidades dos alunos que nem sempre são percebidas em práticas educacionais mais tradicionais. Podem também incentivar a compreensão de formas organizacionais da sociedade, como por exemplo, o entendimento de algumas convenções sociais a serem rediscutidas socialmente ou também simulações que podem revelar vários aspectos emocionais. Outro elemento importante é a interação com as informações, resolução de problemas, enfrentamento de etapas, experimentação e busca por caminhos alternativos para determinados modelos. Outra característica é o acesso a narrativas não necessariamente no formato livresco, mas que podem educar através de histórias contadas em outro formato. Limites e possibilidades de conduta através das próprias regras do jogo e as tomadas de decisão que também podem ser salientados como características positivas. O jogo como recurso pedagógico que está saindo de um território de marginalizações conceituais para se tornar aliado na luta pela melhoria da qualidade educacional de nossos jovens estudantes. 

                                                                        A. Cristiane Candido

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