Visualização de dados

Visualização de dados

Gráfico 1


A visualização de dados procura representar visualmente determinados dados. E para essa representação é necessário o garimpo de informações especificas para o assunto que estiver em pauta. Uma das formas de abordagem da visualização de dados é através de gráficos estatísticos, e foi através dessa abordagem que fiz meu experimento.
O objetivo do experimento seria mostrar gráficos feitos de forma experimental, com todos os erros e acertos que ocorrem na realização de um trabalho como esse.
Para realizar esse experimento fiz um gráfico de coisas que se passaram na minha mente quando escuto a palavra UFBA. Para o segundo gráfico (dessa vez com estatísticas de porcentagem) fiz o mesmo questionamento, só que com a estudante Cíntia Nascimento uma colega que está cursando o segundo semestre da universidade. E no terceiro gráfico foi feito a mesma coisa, só que com a estudante Giselle Almeida que está terminando o segundo ano do ensino médio. O que achei de interessante nisso são as diversas coisas que de certa forma representam a UFBA dependendo do ponto de vista da pessoa questionada.


Gráfico 2 ponto de vista Cíntia Nascimento

Gráfico 3 ponto de vista de Giselle Almeida
 Tive a ideia de utilizar como plano de fundo dos gráficos, imagens aleatórias da universidade, no gráfico feito a partir das minhas lembranças (o primeiro) a imagem de fundo é uma foto que eu tinha tirado a semanas da biblioteca enquanto estudava (a foto estava quase virando um lixo digital). Já o plano de fundo do segundo gráfico foi uma foto que Cíntia tirou do banco do Martim Gonçalves (teatro que acontece as apresentações dos estudantes de teatro da universidade).
 Ao fazer os gráficos notei que além da questão das coletas de dados, é necessário presta atenção no design do que está sendo produzido, nas cores e formas e em como elas devem está em harmonia unas com as outras. No segundo gráfico, por exemplo, a cor preta dos números ao meu ver parecem não ter ressaído muito bem na imagem escolhida para o plano de fundo, tentei aumentar e engrossar a fonte, mas mesmo assim ao meu ver não combinou, como o objetivo inicial do post é mostrar gráficos feitos de forma experimental com seus erros e acertos resolvi exibi-los desta forma. 


[Jocilene Ribeiro]




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A animação baiana "Òrun Àiyé: A Criação do Mundo”

Dança e Tecnologia: Um encontro de corpos reais e virtuais

A Ressurreição do Acordo.