Efemeridade Sintética



Ao longo do semestre passado (isto é, 2019.1), eu tive o prazer de desenvolver junto aos meus colegas Gustavo Leal, Maurício Menezes e Rikart Souza, e com a orientação de Karla Brunet, Francisco Barretto e Paola Leblanc o projeto "Efemeridade Sintética". Trabalho que foi realizado para os componentes obrigatórios da área de concentração Arte e tecnologias contemporâneas (HACB10, HACB12 e HACB14), apresentado no VI Simpósio LAVITS e posteriormente no XV ENECULT (Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura).



Efemeridade Sintética - XV ENECULT
O projeto tem como proposição tratar artisticamente sobre a efemeridade presente nas redes sociais online, ambiente em que o fluxo de informações é intenso, não obstante todo esse possível excesso, junto à inexistência de filtros, acaba por reverberar em uma desinformação famigerada, abrindo possibilidade de diálogo sobre uma perspectiva de vigilância, onde tudo que é postado pode ser usado e manipulado de forma livre, aberta, sem consentimento direto do/a/e usuário/a/e.

Dessa forma, discutimos com questões que estão em nossa contemporaneidade: internet, big data; modernidade líquida, uso de dados, informação e conhecimento, aspectos que embora não sejam aprofundados neste trabalho, fizeram presença em nossas pesquisas. 

Para tal, utilizaremos um espaço de projeção no evento LAVITS/ENECULT, transferindo o que está ocorrendo no virtual, sobre o evento, para o físico, trabalhando metalinguisticamente esta dualidade.

Confira todo o processo em nosso Twitter: twitter.com/EfemeroSinte

Link para o projeto comentado (em Processing): bit.ly/EfemeroSintetico


Captura de imagem virtual do projeto

Efemeridade Sintética - XV ENECULT

Efemeridade Sintética - VI Simpósio LAVITS

O nosso projeto se baseia em usar uma projeção de uma tela onde aparecerão tweets efémeros (se sobreporão e desaparecerão à medida em que surgirem novos) a partir do uso de uma ou mais hashtags vinculadas ao evento ao qual está sendo exibido. A ideia não é destacar uma ou outra palavra relacionada ao evento ou aos debates que ocorrerão no mesmo, mas sim tratar todas as informações de maneira comum, trabalhar profundamente com os conceitos de efêmero (passageiro) e sintético (artificial/ que ocorre de maneira breve). Não é importante, para a nossa concepção artística, que as pessoas consigam ler o que está sendo postado, muito pelo contrário. O simples fato de alguns textos se sobreporem uns sobre os outros já dificulta a leitura de ambos.



[Irlan Bragi]

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dandara e a representatividade nos jogos

Expressões de dança através do Stykz

Dança e Tecnologia: Um encontro de corpos reais e virtuais