UFBA e Interatividade

Atividade desenvolvida por estudantes da Universidade Federal da Bahia, participantes do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Interatividade, Computação e Novas Interfaces (LAB ICON), transformou uma pequena planta em um instrumento musical.

No vídeo, disponibilizado no Instagram oficial do LAB ICON (https://www.instagram.com/p/B1uVk0HH63D/?utm_source=ig_web_copy_link), as pétalas da plantinha funciona como um teclado musical e a cada interação que o úsuario faz, percebe-se que uma nota diferente é tocada. O projeto é possível através de sensores de movimento e algoritmos inteligentes capazes de entender esses movimentos.



A arte interativa, que envolve, de algum modo, a participação do usuário, tem sido utilizada por todo o mundo. Para tanto, uma infinidade de recursos podem ser utilizados. A exemplo, diversos tipos de sensores: movimento, temperatura, velocidade, capacitivo e outros. Os avanços tecnológicos também acompanham os artistas e transformam seu trabalho em algo jamais visto.

Dentro da UFBA, especialmente no Instituto de Humanidades, Artes e Ciência, com a tutoria de um professor designado e responsável pelo Laboratório, é possível desenvolver algum projeto que utilize sensores e outras inovações tecnológicas.

[ Bruno Roberto Santana Bello ]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A animação baiana "Òrun Àiyé: A Criação do Mundo”

Dança e Tecnologia: Um encontro de corpos reais e virtuais

A Ressurreição do Acordo.