A modernização das marcas alienígenas.


Crop art é uma prática artística que utiliza plantas e sementes em paisagens para criar imagens ou frases que só podem ser vistas de cima, em aviões ou fotos de satélites. Carrega em si a efemeridade pois uma vez que as plantas cresceram a obra se perde na fisicalidade.

Esse tipo de arte, que é feito com o corte das plantações ou amassando parte das plantas para criação de imagens, foi por muito tempo considerado para os apaixonados por seres extraterrestres como a prova de que eles visitavam sim o nosso planeta.

Com a criação do Google Maps, ter acesso a este tipo de arte (ou marcas alienígenas) ficou mais simples: basta ter um computador conectado à internet e se jogar na busca por imagens em plantações. Existem sites dedicados à divulgação de imagens inusitadas encontradas no Google Maps (https://www.weirdgoogleearth.com por exemplo) e obras de Crop Art são temas recorrentes.

Aqui temos reunidas algumas composições encontradas. Como as fotos de satélite são renovadas de tempos em tempos nem todas podem ainda ser encontradas no Maps.

Água-viva feita em um campo perto de Ashbury, Oxforshire, Reino Unido, em 2010.

Star Circle (ou círculo estrela), avistado perto da cidade de Aalst, na Bélgica.

Labirinto criado em Utting, Alemanha. Durante o verão, diversas cidades alemãs criam labirintos em plantações, principalmente de milho. Em 2009, a criação de aniversário de 10 anos de labirintos da cidade de Utting ocorreu junto com a comemoração de 50 anos de Asterix e Obelix. Para comemorar, o labirinto levou a forma dos dois personagens.

Marry me Tammy (Casa comigo, Tammy) foi uma mensagem deixada em um campo em Richmond, Estados Unidos, por um cara chamado Brian que pediu sua então namorada em casamento em um avião em 2004. Aparentemente o pedido deu certo e ela aceitou. As letras têm aproximadamente 30,5 metros de altura.

Resultado de imagem para shivaji jayanti crop art
No começo de 2019, em uma pequena vila em Nilanga, Índia, um artista chamado Magesh Nipanikar criou uma obra em comemoração ao Shivaji Jayanti, um festival que celebra o nascimento de Shivaji. O artista utilizou mais de 2.500 sementes, que foram plantadas uma semana antes do festival e a obra inteira mede quase 23 mil metros quadrados. Foi “descoberto” pela internet e é hoje uma das obras de crop art mais virais.
                                        

                                                                                                                                        [Íris de Brito]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dandara e a representatividade nos jogos

Expressões de dança através do Stykz

Dança e Tecnologia: Um encontro de corpos reais e virtuais