Visualização de dados - Em que bolha minha arte se encontra?


Para falar de visualização de dados, resolvi postar uma breve conexão de referencias sobre cultura digital, o  trabalho do artista e sua virtualização, usando os recursos de usuário, para analise de dados das redes sociais desde a formalização como pessoa jurídica da minha pessoa pública, conhecida pelo nome fantasia de "Aljava de Eros" (LJ).
Registrada em 2011, em razão de adequação as novas normas para concurso em editais públicos da minha então carreira como dançarino, com o tempo e os novos interesses de atuação, formata-se numa produtora independente atuando na região da Península Itapagipana e Pernambués.

Nas redes sociais suas representações oficiais:


Agora, usando o recorte da analise de capilaridade da fan page do facebook, que acaba sendo um ponto de intercruzamento de todo o material especifico das demais, imagens de Instagram ou videos do Youtube, buscarei faze algumas analogias.

Já se torna de conhecimento popular o funcionamento das redes sociais "by facebook", que alocam seus usuários em especies de bolhas, que ao invés de dar pluralidade ao convivo na rede, acaba por gerar blocos de coincidências de interesses, gerando inabilidade de lidar com visões e formas diferentes de pesamento. Sendo assim, quando recorremos a tais ferramentas para fomento de nosso trabalho artístico é evidente que estaremos sujeitos as mesmas dinâmicas. 
Olhando os dados propriamente ditos informações como: a maioria dos seguidores estar na mesma faixa etária que eu e localizada por locais majoritariamente visitados por mim a trabalho em algum momento, me questiono se estaria difundindo meu trabalho ou simplesmente gerando registro e memoria.
As plataformas estão prontas para afrouxar as correntes, mediante pagamento de impulsionamento, mas ai é que está, nem todos estão aptos a financiar publicização. Sem mencionar as suspeitas sobre o encaminhamento destes dados por parte das empresas provedoras. 
Diante dessas dificuldades tenho pensado em ações que possam acontecer exclusivamente em território da web mas também em outras plataformas, afinal de contas a necessidade de um fluxo intenso de produção continuada parece ser um imperativo diante de uma população cada vez mais acostumada a não sair do próprio lugar e que é influenciada "pelos assuntos mais falados das redes sociais".

[Postado por Eros Ferreira]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dandara e a representatividade nos jogos

Expressões de dança através do Stykz

Dança e Tecnologia: Um encontro de corpos reais e virtuais