Jill Pelto: a conscientização a partir dos dados

Jill Pelto é uma mulher de 26 anos artista e cientista de Massachusetts. Pelto utiliza dados ambientais para desenvolver suas artes de visualização de dados. Para ela, usar a Data Art é uma alavanca para que se dê uma maior atenção às questões ambientais como desmatamento, o problema das geleiras etc. Já fez pesquisas sobre as geleiras das montanhas de Washington e da Colúmbia Britânica, nos vales secos e nas montanhas transantárticas da Antártica, sobre as colinas e os circuitos esculpidos das Ilhas Falkland e em torno dos lagos aquáticos e ocres da Nova Zelândia, tudo isso pensando em como expôr esses dados de forma artística. 

Jill tem um projeto que se chama Degradação do Habitat onde ela escolheu diferentes animais para denunciar o descaso com os seus respectivos habitats. 

Foto: Jill Pelto/Reprodução

Na imagem é possível ver a fúria do animal estando encurralado, fora da floresta. É possível ver pontos também que demarcam os picos informando que há períodos diferentes.
Foto: Jill Pelto/Reprodução

Esse são dados de pH do oceano de 1998 a 2012. Os peixes-palhaço mostram que a água mais ácida altera a maneira como o cérebro processa as informações. Isso afeta sua capacidade de evitar predadores, detectando ruídos e encontrando o caminho de casa. Os peixes-palhaço da foto estão agrupados em confusão, separados da anêmona em que vivem.

Foto: Jill Pelto/Reprodução
Neste, a raposa do ártico também é mostrada encurralada e mostra o derretimento do gelo marinho antártico de 1980 até o presente.

Conheça mais do seu trabalho em: http://www.jillpelto.com/gallery
[Brisa Brasileiro]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dandara e a representatividade nos jogos

Expressões de dança através do Stykz

Dança e Tecnologia: Um encontro de corpos reais e virtuais