Reinventando a dança

dança telemática e Vídeodança 


imagem que registrei da dançarina Cíntia Nascimento

A dança telemática é uma das inúmeras formas do fazer artístico que surgiu através da união da arte e tecnologia. Essa técnica pode ser feita com artistas que estejam situados em locais diferentes, e é possível realizar um trabalho como esse através da captura de movimentos, essa técnica que foi inventada na Escócia se propõe a registrar movimentos humanos e transferi-los para modelos digitais. 

A vídeo dança surgiu no inicio dos anos 70. No Brasil a bailaria Analivia cordeiro é considerada uma das primeiras a trabalhar com essa linguagem. Para a Maíra Spanghero (professora de dança a UFBA) a vídeodança alcança três tipos de práticas, que seriam: o registro em estúdio ou palco, a adaptação de uma coreografia que já existe para o áudio visual e as danças pensadas diretamente para a tela. 

O vídeo que vou mostrar a seguir é de uma coreografia que foi feita para o vídeo. No início desse ano gravei a dançarina Cíntia Nascimento para um projeto áudio visual. No dia em questão ela montou uma coreografia totalmente pensada para a câmera, o trabalho que foi feito de forma amadora talvez englobe uma das vertentes da vídeodança. 







[Jocilene Ribeiro ]



Comentários

  1. ótimo exemplo, só arrume o tamanho da letra, ficou muito pequeno, menor que as outras postagens.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A animação baiana "Òrun Àiyé: A Criação do Mundo”

Dança e Tecnologia: Um encontro de corpos reais e virtuais

A Ressurreição do Acordo.