Quebrando barreira na dança através da tecnologia

No âmbito artístico, uma das metas estabelecidas é romper com a barreira que distancia o público do artista, visto que essa relação é imprescindível por ser a viabilização da interação mais precisa entre ambos. No âmbito da dança, como em todos os outros âmbitos artísticos, a tecnologia possibilitou a ruptura dessa barreira a partir da maior interação que esse meio possibilitou.
Um exemplo dessa proposta pode ser visto em um espetáculo de dança e teatro chamado Critical Mass que estreou em fevereiro de 2017 no Krannert Center na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. No espetáculo em questão foi utilizado um aplicativo desenvolvido pelos envolvidos especialmente para a performance, para que o público interferisse na coreografia e na condução da trama, para isso foi utilizado alguns sensores de movimento tanto no palco quanto nos bailarinos.
Uma avaliação feita na Universidade de Illinois com estudantes buscou evidenciar os efeitos que essa tecnologia, aplicada na performance, teve sobre os jovens, uma das declarações foi: 

O aplicativo para celular usado tornou a peça de tecnologia mais interessante na minha opinião. Eu nunca tinha ouvido falar de dançarinas usando um aplicativo de telefone para orientar o desempenho e permitir que você aja e reaja à história. Eu pensei que, de certa forma, poderia ser perturbador por causa de todos os sons e imagens que apareceram ao longo do show, mas ao mesmo tempo obrigou o público a prestar atenção. Eu acho que muitas vezes as pessoas andam com seus telefones celulares durante performances e são muito irritantes. O que eu notei foi que a maioria do público foi atraída por causa do uso da tecnologia. [...]
-Allyson B.


Esse é um bom exemplo de como a tecnologia é utilizadas na dança e de como a mesma é um mecanismo que possibilita quebrar barreiras. 




Link do vídeo da performance 


  
[Rafaela Menezes Dantas]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dandara e a representatividade nos jogos

Expressões de dança através do Stykz

Dança e Tecnologia: Um encontro de corpos reais e virtuais