Ballet de Drones

Quem acredita que só os seres humanos são capazes de dançar precisa mudar seus conceitos. dança é o uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). No caso do ballet dos drones, um algoritmo foi utilizado em cada drone para determinar seus movimentos coreografados e a coreografia foi idealizada pelos artistas Lonneke Gordijn e Ralph Nauta.


Essa performance foi realizada num evento conhecido como Burning Man e a ideia era criar uma apresentação que lembrasse a dança dos pássaros, conhecida como estorninho. São 300 drones emitindo uma luz, que faz todo sentido na apresentação, dado seus movimentos sincronizados e sutis. 

No potencial de ação da Dança e da Arte com a tecnologia insere-se a abordagem de dimensões de natureza subjetivas da condição humana, a exemplo da sensibilidade, da criatividade, da flexibilidade, da curiosidade, do respeito ao novo e ao diferente. Estes elementos presentes e recorrentes na experiência artística suscitam aprendizagens que se efetivem nas dimensões dos campos do desenvolvimento do aprender, do conhecer, do ser e do conviver. 

[Bruno Roberto Santana Bello]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dandara e a representatividade nos jogos

Expressões de dança através do Stykz

Dança e Tecnologia: Um encontro de corpos reais e virtuais