Auxiliares na criação de mapas interativos

Auxiliares na criação de Mapas interativos 


Imagem autoral


Os mapas existem desde 6.204 a.c e foi à forma encontrada para representar determinados locais. Com o avanço tecnológico ao longo dos séculos a forma com que são criados os mapas evoluiu, e foi democratizada. Hoje em dia, os mapas fazem parte do cotidiano, e é comum a criação de mapas interativos como meio de facilitar o dia a dia, seja para a entrega de um trabalho ou como forma de ajudar outras pessoas. Observem abaixo uma lista com softwares e sites que facilitam (ou facilitaram) o desenvolvimento de mapas interativos.
QGIS – É um software que além de gratuito é de código aberto, que da a possibilidade de criar diversos tipos de mapas, além de interpretar formatos como KML E TIEE. No meu ponto de vista o fato do software ser de código aberto conta muito a favor, tendo em vista que podem aparecer novos programadores com novas ideias que ajudem a melhorar o software.
GOOGLE MAP MAKER – O google map maker que foi lançado em 2008 e extinto em 2017 foi um serviço criado com a intenção de melhorar a cartografia do gloogle maps. O intuito do map maker era fazer essa colaboração através do mapeamento colaborativo. 
ARC GIS – É um software multiplataforma que foi criado pela ESRI, cuja licença infelizmente não é gratuita. 
GRASS GIS – É um software multiplataforma de código aberto, que possibilita a produção de gráficos e mapas.
PHILCARTO – É um software livre, desenvolvido por Philippe Waniez, ele pode ser executado  no Windows e no MAC OS X. 

 [ Jocilene Ribeiro]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dandara e a representatividade nos jogos

Expressões de dança através do Stykz

Dança e Tecnologia: Um encontro de corpos reais e virtuais