Games são arte?

    O mundo dos games é responsável atualmente por gerar mais de 150 bilhões de dólares anualmente para o mercado, com certeza esse valor pode transmitir a grandiosidade e a popularidade que esses games tem atualmente, fazendo com que sejam o mais alto valor do mercado de entretenimento. Mas, será que a confecção dos games e esse mundo fazem parte do conceito de arte?
      
     Antes de responder essa questão de ser arte ou não, é bom sabermos um pouco sobre esse mundo e como foi seu surgimento. O início dos games, foram nas máquinas Arcade, após a invenção do computador, lá por volta da década de 70. O primeiro jogo a ser vendido foi o Computer Space, no ano de 71

e que trazia o tema de uma guerra espacial, ele como característica, sua simplicidade (derivada de uma programação de baixo nível) e sua diversão, gerando uma revolução no mundo do entretenimento naquela década, que para mim, por esse motivo já daria para ser considerada uma arte.   
      
      Alguns anos depois, foi lançado o jogo Pac Man, que até hoje é considerado um dos maiores jogos que existiram, é quase impossível conhecermos alguém que nunca tenha jogado esse jogo, não é mesmo? E o motivo disso é que mesmo ele tendo sido lançado para arcade na década de 80, sua imensa fama fez com quem após vários anos ele continuasse a ser jogado em várias partes do mundo e em outras plataformas.


  Com a imensa adesão do público a essa forma de entretenimento, tornou-se possível a evolução desses jogos e dos lugares em que poderiam ser jogados. Hoje em dia podemos jogar em computadores, consoles, como o PS4 e o XBOX one, no celular e em outros dispositivos portáteis. Mas além disso, como eu falei, houve a evolução dos jogos, que agora tem gráficos extremamente realistas ou procuram imitar a realidade, como o FIFA, PES, call of duty e diversos outros.
Fifa2020
                 
Cala of Duty

.   Creio que não só podem, como devem ser considerados como uma forma de arte, levando em consideração todo o amplo sentido que as artes absorvem. O entretenimento, a revolução que o início desse mundo causou e a perfeição que foi alcançada na produção dos jogos se enquadram nesse amplo sentido.




                    [Gabriel Quadros Santos]

Comentários

  1. Está ótimo, mas seria legal arrumar o tamanho da letra, ficou muito pequeno. Está menor que as outras postagens.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dandara e a representatividade nos jogos

Expressões de dança através do Stykz

Dança e Tecnologia: Um encontro de corpos reais e virtuais