Games: Receber para jogar?

Quality assurance: o cara que ganha para testar games

Jovem procura erros e também verifica se os jogos são mesmo divertidos



Mas o que é Quality assurance??? De forma prática, o Quality Assurance (QA), ou garantia de qualidade, em português, é um processo dentro do desenvolvimento. Ele busca garantir que o produto seja entregue respeitando as qualidades pretendidas pelo cliente. Isso evita que o usuário receba um item com problemas e erros em sua execução. Para isso, o profissional da área deve realizar uma série de testes com foco no processo de desenvolvimento. Isso é fundamental para que no final, o produto não chegue nas mãos dos usuários com uma série de erros.

Guilherme Dovadoni de Santana, 21,  faz. O jovem que ganha salário para testar games, trabalha como quality assurance na Flux Game Studio, empresa que desenvolve jogos e aplicativos para dispositivos móveis, websites, PC e consoles. “Sempre foi minha paixão, desde criança”, conta. “Vi vários cursos de faculdade, mas, pelo que pesquisei, fazer graduação em games não é o melhor caminho porque os cursos são muito focados no design e não na arquitetura, como eu acho que deveriam ser.”  Sua estratégia, então, foi trabalhar por mais seis meses na consultoria para, depois, poder passar um tempo estudando por contra própria.

Foi durante esse tempo de estudo que ele descobriu cursos livres de game designer e quality assurance da Casa Taiguara de Cultura Digital. Assim que terminou o curso, Santana começou a trabalhar e desde então é pago para testar todos os detalhes dos games. “Quando tem um jogo completo eu fico jogando e procurando erros, vendo se ele segue o propósito que deveria, se tem algum bug, se está divertido.” Além disso, ele também é responsável por revisar todas as telas, desde o botão do menu até a de configurações para checar se os textos estão corretos e se os desenhos estão claros. 

Agora, seu objetivo é pegar muita experiência em quality assurance  para, no futuro, poder trabalhar como game designer, que é o que ele quer fazer de verdade. “Também preciso estudar inglês e praticar muito porque nessa área a gente sempre precisa ler e trocar experiências com outros profissionais e a maioria só fala inglês.”


[por Beatriz Ludolf]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dandara e a representatividade nos jogos

Expressões de dança através do Stykz

Dança e Tecnologia: Um encontro de corpos reais e virtuais