Games: Diversão e trabalho


Como é trabalhar com games 

Quando se fala em games uma das primeiras coisas que passa pela cabeça da maioria das pessoas (acredito eu) é diversão, passa tempo e brincadeira. Pensando nisso surgiu o interesse em saber um pouco como é o outro lado, como é o lado das pessoas que trabalham com games, e para falar um pouco sobre a experiência de trabalhar com games entrevistei o programador web Robério Almeida. 

Entrevista com o programador web Robério Almeida
Foto - Arquivo pessoal
Robério Almeida na premiação artística do centro cultural ensaio (2018)


Jocilene Ribeiro - Como você começou a trabalhar com Games?

Robério Almeida - Sempre fui viciado desde que a internet ficou acessível em 2007 mais ou menos, com o passar dos anos fui percebendo formas de ganhar dinheiro nos jogos que eu jogava, em sua maioria RPG online e isso me levou a aprender programação básica e logica.

 - Como percebeu que dava para ganhar dinheiro com games?

Robério Almeida - Muitos jogadores que não tinham tempo para ficar o dia inteiro jogando, preferiam investir dinheiro para ficar forte mais rapidamente nos jogos, e muito desse dinheiro ia para as mãos de jogadores que tinham tempo para ficar o dia inteiro coletando coisas no jogo e vendendo por dinheiro real para esses que não tinham tempo.

- Quando foi a primeira vez que conseguiu ganhar dinheiro?

Robério Almeida - Quando eu vi que tinha muita gente pagando para ficar forte rápido nos jogos online, eu pensei em tentar, não só vender coisas coletadas no jogo, mas também em aprender a criar sites para que pessoas que ficavam o dia inteiro jogando pudessem vender os itens coletados mais rapidamente para esses que não tinha tempo ou paciência de ir coletar, mas tinham dinheiro pra comprar.

 - Você trabalha com games e programação há quanto tempo?

Robério Almeida - Comecei em 2012, mas só fui conseguir ganhar algo mesmo em 2014, e só em 2016 que começou a dar para viver apenas disso.

- Quais são os prós e contras de trabalhar com games?

Robério Almeida - Prós: Eu posso fazer meu horário, aumentar ou diminuir a carga horária e com isso ganhar mais ou menos, só depende de mim mesmo.
Contras: é um negócio muito instável, nunca sabemos até quando certo jogo irá durar, se ele acabar de repente, o trabalho de anos é todo perdido e é necessário iniciar tudo novamente com outro jogo.

- Quais são os jogos que você trabalha?

Robério: Tíbia, Poketibia, WOW, otservers, TOS.

 – Fale um pouco sobre seu trabalho.

Robério Almeida - Esse é um trabalho muito amplo, existem diversas formas de se ganhar dinheiro com games e eu posso citar algumas: a criação de sites para venda de acessórios dos jogos; com a própria coleta desses acessórios; existem pessoas que são profissionais dos jogos que são pagas para fortalecer as contas de outros; outros que são pagos para ensinar a jogar; existem hackers que "roubam" contas de outras pessoas retiram todos os acessórios e vendem, é errado, mas é o que mais tem. Entre outras muitas formas.

É um tipo de trabalho que necessita empenho e dedicação do inicio ao fim, mesmo que se ganhe experiência com muitos anos, sempre será necessário dedicação, paciência e um cronograma para facilitar e não se tornar tão cansativo.

O grande problema nisso tudo é que o que era diversão no início, virou trabalho e acaba perdendo a graça, a cabeça começa a funcionar de forma capitalista/mercenária para tudo que jogamos.


[Jocilene Ribeiro]

Comentários

  1. Oi, você mesma que fez a entrevista? Se foi, coloca que é sua, dá mais importância para seu trabalho :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dandara e a representatividade nos jogos

Expressões de dança através do Stykz

Dança e Tecnologia: Um encontro de corpos reais e virtuais