Ressignificações do Google Street View: Os fotógrafos de um mundo virtual!

Tirar fotos dos lugares por onde passamos é algo corriqueiro. Provavelmente, todos nós em algum momento já fizemos, movidos por motivos como querer eternizar em uma foto aquele belo local que avistamos, querer compartilhar esta beleza com os outros, compartilhar algo engraçado ou até querer ser "blogueirinho" por um dia e atualizar as nossas redes, enfim, as razões são inúmeras. Mas o que alguns artistas estão trazendo de novo a mesa é a forma de buscar por esses closes perfeitos: a utilização do Google Street View.

A plataforma do Street View dispensa apresentações, mas se você viveu em uma caverna nos últimos 12 anos, eu acho que você precisa de uma ajudinha para entender mais sobre, e de um banho também. A plataforma, criada em 2012, tem como proposta registrar imagens em 360º das ruas das cidades ao redor do mundo, seja através de capturas do próprio Google ou dos próprios usuários. Claro, que nem todos os lugares foram capazes de ser registrados por motivos jurídicos, físicos ou o que for, mas a cada dia novos lugares que seriam inimagináveis de ser vistos por todos, são compartilhados.

E é através desses registros fotográficos que artistas vêm peregrinando para encontrar nas mesmas, os mesmos olhares que temos ao fotografar pessoalmente os locais que visitamos. Pode parecer confuso pensar nessa possibilidade não é mesmo? Uma foto de uma foto? Isso realmente pode ser considerado uma nova obra? Mas uma coisa que vale ressaltar são as novas significações artísticas dada a esses novos produtos, independente de sua origem, que acabam dando o caráter diferenciador para as obras.

O projeto do fotógrafo Michael Wolf's, intitulado como "A Series of Unfortunate Events" ou "Uma Série de Eventos Infelizes", é um exemplo desse uso. Em sua obra, o artista retrata inúmeras situações no mínimo embaraçosas que foram registradas pelo Street View. Como podemos ver a seguir:

Nessa foto podemos ver um incêndio se iniciando dentro de um carro!
Tá Pegando Fogo Bicho!!!


Nessa foto podemos ver o registro de um triste dia para a senhora que foi captada na foto, mas um grande registro para o artista!

Com outro estilo artístico, Jon Rafman, em seu projeto "The Nine Eyes of Google Street View", traz uma visão mais em busca da imprevisibilidade que permeia o registrado na plataforma. Abaixo vemos algumas de suas obras:

Aqui podemos ver o que parece ser um píer de um lugar bem gelado, melhor vestir seu casaco colega!

 Aqui vemos uma fábrica que parece ter sido retirada de um verdadeiro filme de terror, que tenebroso!

Parece que temos uma situação inusitada por aqui, não é mesmo?

Como pudemos ver, esse estilo artístico vêm trazido obras bastante peculiares, cômicas e, pelo menos para mim, muito boas de se conhecer, recomendo a todos que deem a oportunidade de checar novas, que sempre surgem por aí, ou até iniciar a sua própria obra, quem sabe? Ultimamente qualquer coisa é possível com o mundo estando a uma tela de distância.

Guilherme Benfica - Estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A animação baiana "Òrun Àiyé: A Criação do Mundo”

Dança e Tecnologia: Um encontro de corpos reais e virtuais

A Ressurreição do Acordo.