Mudando nossas percepções sobre os lugares que vivemos: projeções mapeadas e o show do audiovisual.

Na correria do nosso dia a dia, para aqueles que vivem a muito tempo numa mesma cidade podemos perceber algo: Com o tempo, nos acostumamos com os lugares a nossa volta, aqueles pontos turísticos maravilhosos, aqueles imponentes museus, e tantos outros lugares que a primeira vista nos parecem belíssimos, acabam se tornando parte da composição dos nossos trajetos corriqueiros, em que as vezes parecemos esquecer que existem. Para aqueles que se sentem assim, eu não posso dizer que tenho a solução dos seus problemas, mas sei te dizer que já existem obras transformando esses espaços, mesmo que de forma efêmera, em algo que com certeza vai trazer aquele brilho da novidade de volta aos seus olhos.

E o nome da técnica que está possibilitando esse surgimento de novas obras é o Video Mapping. E afinal, o que é isso? O Video Mapping ou Projeção Mapeada, é, uma ferramenta de transmissão de imagem a algum ponto, de forma planejada, que têm o intuito de trazer um apelo visual ao ponto que está sendo transmitido, criando novos efeitos nos locais escolhidos para serem trabalhados e brincando com a percepção sensorial desses espectadores nesses mesmos espaços.

Pode parecer complicado de entender, mas no fim das contas acaba sendo bem simples, como o vídeo abaixo, da projeção mapeada do Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte, pode demonstrar:


Aqui embaixo vemos uma projeção mapeada do Palácio do Parlamento, em Bucareste, na Romênia. E que grandiosa apresentação!


Além de ser utilizado com esses tipos de propósito o Video Mapping pode e têm sido utilizado em outros âmbitos, como shows, por exemplo, cabendo ao artista propositor da obra encontrar um lugar em que ela se aplique.


Ficou curioso e quer saber mais sobre como o Video Mapping funciona, use o link abaixo e fique por dentro dessa tecnologia:



Escrito por: Guilherme Benfica Borges, aluno do B.I de Humanidades.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dandara e a representatividade nos jogos

Expressões de dança através do Stykz

Dança e Tecnologia: Um encontro de corpos reais e virtuais