HIP HOP E COPYRIGHT
![]() |
Fonte: forbes.com |
HIP HOP E COPYRIGHT
A cultura popular do Hip Hop é conhecida por seus quatro pilares, sendo eles o rap, DJ, break e grafite. As manifestações artísticas do DJ (disc jockey) e rap (rhythm & poetry, ritmo e poesia) tem ligação direta com a música (break por ser dança também tem uma ligação, porém envolve mais a arte corporal do que sonora) e com remixes de músicas já existentes.A expressão remix vem dos trabalhos que os DJ's fazem, misturando diversas músicas diferentes para criar uma nova. E com isso existe uma ligação direta com copyright (direitos autorais), onde as músicas já existentes não podem ser usadas para outros trabalhos sem uma permissão ou antes dos 70 anos após a morte do autor (lei brasileira).
Além dos remixes dos DJ’s também existe os remixes dos Rappers, onde os mesmos usam samples ou até o próprio instrumental original das músicas já existentes e criam novos versos de sua autoria para criar sua versão da música, algo muito parecido com o que fazem com os covers.
Por mais que a voz e remixagem seja de autoria de novas pessoas, o áudio ainda pertence ao autor original, e se publicado em plataformas como: YouTube, Spotify, Tidal e outros o artista estará sujeito à tickets (carta de apelo da empresa) ou até um processo do autor ou sua equipe.
A partir da necessidade de um lugar para que as músicas pudessem ser lançadas, foi descoberta as plataformas de livre distribuição de músicas como o Soundcloud e o mais atual, Audiomack. Onde os artistas podem criar sua conta e postar gratuitamente suas músicas, sem a preocupação com direitos autorais e necessidade de uma gravadora.
![]() |
Fonte: soundcloud.com |
![]() |
Fonte: audiomack.com |
Confira abaixo um remix e uma música independente:
DaBaby - Suge (REMIX) feat. Nicki Minaj
Young M.A. - PettyWap 2
[Matheus Miranda]
Comentários
Postar um comentário