Biggest Drawing in the world: verdade ou fake?

Foto: Lisa Aberg - Erik Nordenankar
Foto: Erik Nordenankar - autorretrato

17 de março de 2008; manchetes de jornais, críticos, blogueiros, artistas e boa parte do mundo direcionava sua atenção para o artista Erik Nordenankar. Teria o artista sueco feito o maior desenho do mundo utilizando o GPS Drawing/GPS Art?
Com a ajuda de uma empresa de serviços logísticos (DHL), Erik Nordenankar teria desenhado um autorretrato sobre o globo, sendo sua caneta uma maleta contendo o dispositivo GPS enviado com coordenadas exatas por todo o mundo; os caminhos que a pasta percorreria ao redor do mundo formavam os traços do desenho.
Em seu site, o artista trazia detalhes sobre o projeto, incluindo vídeos e fotos. Durante 55 dias, o GPS percorreria 6 continentes e 62 países, ganhando forma que ultrapassavam 1000 km de extensão. A ideia era realmente inovadora, surpreendente, e foi por levantar diversos questionamentos sobre a sua veracidade  que a obra ganhou tanto destaque.
               
 Etapas de criação do projeto "Biggest drawing in the world" - 15 de maio de 2008 
Erik Nordenankar revelou em seu site, após grande repercussão mundial e muitos questionamentos, que o desenho não foi feito utilizando o GPS Art, que era na verdade um trabalho fictício; projeto de pós-graduação em Publicidade e Design na Beckman's College of Design. Jornalistas questionavam a impossibilidade do sinal de satélite alcançar os oceanos por onde os aviões teriam passado; outros apontavam que seria improvável que os aviões de entrega da DHL fizessem curvas apertadas no Atlântico Norte, formando o cabelo do autorretrato; além de apontarem para falhas técnicas em relação a um possível bloqueio de sinal do GPS dentro de uma mala, entre outros questionamentos que levaram Erick a revelar a real intenção do seu trabalho.
Ainda que o desenho do artista sueco não tenha sido um projeto artístico feito com o GPS Art, a repercussão e notoriedade que a ideia teve revelam a técnica como mais uma ferramenta do fazer artístico, mais uma possibilidade de criação a partir da fusão entre Arte e tecnologia; abrindo portas para que se pense em criações tão grandiosas quanto a ideia do artista.


Fonte de pesquisa https://www.telegraph.co.uk/
Fonte de pesquisa ↘ FIORELLI, Marilei. "O Satélite virou pincel - o GPS Drawing como mais uma ferramenta do fazer artístico". https://pt.slideshare.net/mfiorelli/o-satelite-virou-pincel-o-gps-drawing-como-mais-uma-ferramenta-do-fazer-artistico

[Érika Mendes]













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dança e Tecnologia: Um encontro de corpos reais e virtuais

A Dança na Tecnologia, a Tecnologia na Dança.

MOMENTUM: Sensor e Arte