Cultura livre: Copyright x Copyleft


Cultura livre pode ser considerada um conceito revolucionário na cultura digital, encabeçada pelo advogado, criador do Creative Commons e ativista da internet livre, Lawrence Lessig, tem como objetivo democratizar e difundir o conhecimento na internet e possibilitar a distribuição de conteúdo pela rede.

 A cultura livre esta relacionada as leis de direitos autorais: o copyleft e o copyright. O primeiro compreende a utilização da legislação de direitos autorais para retirar essas barreiras na internet, permitindo que se possa copiar e distribuir um conteúdo. Já o copyright, são as leis tradicionais de direitos autorais, que endurecem e dificultam a difusão de conteúdo e são as leis que ativistas como L. Lessig querem mudar.

No ano de 2018, deu-se início a debates na União Europeia sobre uma nova lei de direitos autorais, que foi aprovada no congresso europeu e que pode representar para organizações como a Creative Commons um imenso retrocesso para a Cultura Livre, já que ela propõe o fortalecimento das leis de copyright, fazendo com que grandes empresas e plataformas como o Google, Facebook e o Youtube pagem pelo material protegido por esses direitos, que podem ser milhões e milhões de publicações, já que tudo pode ser licenciado nas leis de copyright e também que paguem aos produtores desses conteúdos. Esse conjunto de leis pode dificultar o trabalho de empresas e plataformas digitais que não detém de direitos autorais dos conteúdos e de produtos que são usados nesses conteúdos, além de contrapor totalmente os preceitos da Cultura Livre e das leis de copyleft, que tentam melhoras as relações de democratização na rede.
               
                                                                                                                               [Gabriel Quadros]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A animação baiana "Òrun Àiyé: A Criação do Mundo”

Dança e Tecnologia: Um encontro de corpos reais e virtuais

A Ressurreição do Acordo.